sexta-feira, 13 de setembro de 2013



Comemoração aos três anos de fundação 
da Academia Macaibense de Letras
Em comemoração aos três anos de fundação da Academia Macaibense de Letras, foi proferida palestra intitulada: “A prosa memorialista de Octacílio Alecrim”, pela escritora Clotilde Tavares, no último dia 12, no Pax Clube de Macaíba. Segundo Anderson Tavares, a escritora apresentou uma análise dos principais capítulos do livro “Província Submersa”, escrito pelo autor macaibense em 1957 e reeditado em 2008 pelo Instituto Pró-Memória de Macaíba, a época dirigido por Olímpio Maciel. A palestrante foi saudada em nome dos artistas macaibenses pela cordelista Cláudia Borges, que declamou uma poesia e parte de um cordel versando sobre a cidade de Macaíba. Na oportunidade, a escritora Clotilde Tavares fez doação ao acadêmico Anderson Tavares de Lyra de um exemplar do livro História do Rio Grande do Norte, edição de 1921. Anexo ao livro, a escritora firma um termo de doação e conta a história de como achou o livro em Natal, nos anos 60, descartado por uma instituição cultural. Estiveram presentes os acadêmicos Cícero Martins de Macedo Filho, Olímpio Maciel, Jansen Leiros e Anderson Tavares de Lyra. Também compareceram professores da rede municipal de ensino, dentre os quais a professora Luzinete Dantas, recentemente eleita para a Academia Macaibense de Letras, Cadeira Arcelina Fernandes.

Fedentina no Conjunto Alfredo Mesquita
Como se não bastasse o fato de os moradores do Conjunto Alfredo Mesquita Filho terem que aceitar um presídio provisório, que está se tornando permanente, em seu bairro, também estão tendo que suportar a fedentina da fossa do CDP. Um morador relatou que a fossa quando enche fica jorrando água para a Rua São João (a rua da ladeira da delegacia). E o resto não precisa nem mencionar, não é mesmo? Várias denúncias já foram feita por parte dos moradores, inclusive no Ministério Público, mas até agora o problema não foi solucionado.



Reinan Duarte e seu projeto musical
Deu no Grande Ponto: O produtor cultural e cantor Reinan Duarte não para. Resolveu comemorar o sucesso do Macaibrega lançando nos próximos dias um projeto musical que idealiza há quase dez anos. Desta vez o artista decidiu mostrar o seu lado sambista numa viagem por canções consagradas da MPB compostas por gente do quilate de Noel Rosa, Roberto Ribeiro e outros grandes nomes. Esta semana, Reinan entra em estúdio para gravar o CD, que será lançado nas próximas semanas. Vale a pena aguardar. A julgar pelos trabalhos anteriores, novamente teremos o ótimo repertório de Reinan Duarte à nossa disposição na hora de reunirmos os amigos ao som de uma boa música num final de semana destes. A Reinan, sucesso sempre!

O macaibense e as constantes 
quedas de energia
Os macaibenses vem sofrendo com as constantes quedas de energias ocorridas em alguns bairros da cidade. O problema não é de agora. Não se sabe ainda o motivo de a Cosern estar deixando a população de Macaíba sem energia. Este ano estão sendo frequentes! E isso vem causando prejuízos ao consumidor. São eletrodomésticos danificados, como televisão, geladeira e até computadores. Até agora os órgãos reguladores de energia não agiram para pedir explicações da concessionária do motivo de tantas quedas de energia no município.

BR-101 em Macaíba está um caos
Até o momento nada foi feito para que os moradores do bairros Campinas, Loteamento Esperança, Lagoa Grande e Araçá possam atravessar a BR-101 com tranquilidade sem precisar arriscar suas vidas. O problema já foi levado ao DNIT, que prometeu estudar o caso. Só que até agora nada foi anunciado para este trecho, que fica em frente à antiga Fábrica de Bebidas Borges. A duplicação da BR não é suficiente para solucionar esse problema. Afinal, a BR-101 corta a cidade. Como se não bastasse isso, quem desejar sair de Macaíba pela Avenida Mônica Dantas – principalmente nas tardes das sextas-feiras – é aquele martírio! É preciso que o DNIT encontre uma solução para estes pontos de saída da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário