quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ante as dificuldades, CDP de Macaíba é elogiado pelo CNJ.   


O Centro de Detenção Provisória CDP de Macaíba localizado no conjunto Alfredo Mesquita, abriga atualmente 93 detentos que cumprem pena ou aguardam por julgamento de sentenças. Ontem terça, 03 de setembro, o vereador Rodrigo Nasser, fez uma visita a equipe técnica que administra a unidade e comprometeu-se em auxiliar no que for de sua competência e além, para que o trabalho da instituição, alcance seus objetivos de forma adequada. Rodrigo conversou com a administração e saiu de lá muita admirado pelo profissionalismo e dedicação que encontrou. Mas também viu de perto os problemas que afetam em alguns casos, os moradores que residem próximos ao prédio, localizado a rua São João. 
Segundo o Diretor do CDP, o Agente Paiva, a equipe vem tapando os buracos deixados pela ausência dos pedidos não atendidos a esfera maior da segurança pública estadual. Paiva registra que se sente constrangido em relação a situações que não estão na capacidade de resolução de sua equipe.  - Temos um prédio que foi reformado para se tornar um Centro de Detenção, mas esqueceram de estruturar a parte hidráulica e de esgotamento de dejetos para esse fim, imagine que um condomínio de mais de 100 moradores, com uma caixa d’água de 20.000 litros. Segundo técnicos da CAERN , a empresa adota, de forma genérica para a cidade de Natal, a taxa de 250 l/hab/dia, sendo que aqui no nosso CPD só chega água de 3 em 3 dias, faça as contas e veja que temos menos 5O litro por pessoa dia. Fizemos um pequeno serviço para tentar diminuir o desagradável cheiro que as águas de dejetos passam em virtude da ausência de planejamento na execução da reforma, mesmo assim ainda sofremos com a situação, e fizemos com recursos próprios da equipe, se cotizando por que aqui é nossa segunda casa, e penso que não devemos deixar nosso local de trabalho em condições desumanas, porque somos e trabalhamos cuidando de seres humanos.
Nossa viatura que deveria estar em condições viáveis de uso, para atender a população carcerária e até mesmo o processo de andamento dos encaminhamentos das documentações de apenados, não tem condições de uso por estar avariada a meses, é um carro do ano de 2006, más não tem uma manutenção adequada. Estamos aguardando um saco de cimento para fechar uma cela que foi avariada para uma tentativa de fuga, já fazem quase trinta dias, e temos o pessoal qualificado para executar a mão de obra, nós cansamos de botar a mão no bolso. O sistema de câmeras fomos nós que reinstalamos, a internet compramos o modem, estamos sem material adequado para nossa proteção pessoal, pois os coletes estão velhos ou não são suficientes.
Mas mesmo assim, temos orgulho de ter recebido a visita do Conselho Nacional de Justiça e na saída deles, ouvir que estamos de parabéns pelo que eles viram no estado e o que viram aqui em Macaíba. Há 6 meses não recebemos nossas gratificações, temos família e responsabilidades a cumprir. Se não estivéssemos fazendo um bom trabalho, com certeza as famílias dos apenados que semanalmente os estão visitando, já teriam corrido a boca solta conosco.
Edmilson, macaibense, Agente que dá suporte a administração do CDP, sugeriu ao vereador Rodrigo Nasser que pudesse solicitar a unidade móvel de saúde bucal a fazer um agendamento e atender um dia por mês, ou um mutirão para os casos mais graves.  – Temos tido carência no atendimento médico aos apenados, e com a viatura avariada, fica sobrando nossa boa vontade de levar em regime de urgência um apenando a uma consulta, ou aguardar uma viatura adequada vir de natal para esse fim.
De minha parte, disse  Rodrigo Nasser, farei de tudo para colaborar com o que for possível, e agradeço ao site por fazer –se presente e registrar o belo trabalho visto hoje aqui nesta instituição.
Ass.Com.Ver.Rodrigo Nasser.

Rodrigo Nasser, Dir.CDP.Ag.Paiva e Ag.Edmlison/Dir.Adjunto.

Fonte: senadinho de macaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário